Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde


  • Selecione outro idioma

  • Áreas de Concentração:

    Promoção de Saúde

  • Público alvo:

    Advogados, biólogos, biomédicos, dentistas, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e profissionais de demais áreas afins..

Nível: Mestrado e Doutorado

Sobre o nosso curso


O Programa vem atender à necessidade em formação de pesquisadores defensores da saúde e da vida saudável, que vai além da ausência de doenças para a promoção da saúde das pessoas, utilizando uma abordagem crítica, ética e reflexiva, capaz de construir novos conhecimentos em benefício da sociedade.

O Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde tem como objetivo formar recursos humanos, pesquisadores e docentes que integrem suas pesquisas às políticas, práticas e estratégias em Promoção da Saúde. Alinha-se à missão institucional da Unifran, ao contribuir efetivamente e de modo sustentável para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o progresso da sociedade.

Nossa missão é promover saúde e contribuir para a ciência, proporcionando uma alternativa de excelência acadêmica aos graduados interessados em ingressar em Programas de Pós-Graduação e desenvolver pesquisas nacionais e internacionais, mediante programas e políticas de intercâmbio.

O PPG em Promoção de Saúde disponibiliza a um público alvo multiprofissional o processo seletivo com 20 vagas anuais para o Mestrado e 06 vagas para o Doutorado.

Ler Mais
Mais informações

Setor de Apoio Acadêmico

  • Áreas de Concentração:

    Promoção de Saúde

  • Público alvo:

    Advogados, biólogos, biomédicos, dentistas, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e profissionais de demais áreas afins.

  • Coordenação

    Profa. Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti

  • Vice-coordenação

    Profa. Dra. Marina Garcia Manochio-Pina

Coordenação do Curso

Sobre o Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde


O Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde da Universidade de Franca foi criado em 1999 e foi o primeiro do Brasil. Desde então, o grupo de docentes do Programa vem participando das discussões sobre formação em Promoção de Saúde no contexto brasileiro e internacional. O referencial teórico da Promoção da Saúde fundamentou e orientou, também a criação do primeiro curso da América Latina, em nível de Doutorado, em 2011.

 

Os estudos imersos nessa temática aspiram na diversidade de atores e cenários para ampliar intervenções significativas em termos de aquisições positivas em saúde, que incluam solidariedade, cidadania, equidade, empoderamento, importância da participação coletiva e da aquisição de habilidades individuais e coletivas neste processo.

 

Para alcançar as premissas em Promoção da Saúde, conta-se com a diversidade do corpo docente e discentes. Atualmente, o corpo docente permanente é composto por: biólogos, enfermeiro, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêutica e assistente social. Também conta com o apoio de professores colaboradores. O Programa conta com duas linhas de pesquisa e seis projetos que postulam a melhoria e o alcance da boa saúde, que melhora a qualidade de vida, aumenta a capacidade para aprender, fortalece as famílias e comunidades e melhora a produtividade da força de trabalho.

 

As práticas em Promoção de Saúde são parte de processos políticos e de ação social, que precisam ser constantemente revistas, de maneira a atender às necessidades contemporâneas. O Programa se insere na área Interdisciplinar e obteve nota quatro (4) na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Sobre o Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde

Publicações


Acesse as publicações do Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde da UNIFRAN na página das Bibliotecas ou clicando aqui.

Publicações


Linha 1: Políticas e Práticas em Promoção da Saúde Linha 2: Ambientes, Tecnologias e Sustentabilidade em Promoção da Saúde
Estrutura curricular Disciplinas Projetos em andamento
Calendário Institucional
Veja o calendário completo
Regulamento

Confira o Regulamento dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Promoção de Saúde


Clique aqui
  • Coordenação do Curso:

    Profa. Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti

    Secretaria de Pós-graduação
    Telefone: (16) 3711.8829
    E-mail: secretariaposgraduacao@unifran.edu.br
    Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 08h às 11h45 e das 13h às 22h; aos sábados das 08h às 12h