CINEMATOGRAFIA: A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA NO CINEMA

Área:

Ciências Humanas e Sociais

Público Alvo:

Alunos do curso de Design Gráfico, Publicidade e Propaganda, Artes e comunidade em geral.

Objetivo do curso

O cinema é uma arte multimodal e sua essência funda-se na visualidade. Não raro ele é definido como fotografia a 24 quadros por segundo. Existem diversas maneiras de se deleitar com um filme cinematográfico. A mais comum é pelo enredo, que envolve o espectador no QUÊ o filme conta. No entanto, compreender COMO o filme constrói uma narrativa, potencializa a construção de sentidos, levando o espectador a uma dimensão mais próxima às intenções persuasivas do realizador. Nesse sentido, propomos, com esta oficina, despertar o olhar do participante para os elementos da linguagem fotográfica, que se constituem no vocabulário da cinematografia. A oficina será dividida em dois momentos: 1) apresentação do conceito de cinematografia e dos elementos da linguagem fotográfica; 2) exibição do filme em episódios RELATOS SELVAGENS, com vistas a detectar elementos da linguagem fotográfica e compreender como eles influem na construção de sentidos dos episódios e do filme como um todo.

Responsável:
DELZIO MARQUES SOARES - é fotógrafo profissional desde 2006, atuando nos segmentos de casamentos, família e eventos corporativos. Desenvolve trabalho autoral como fotógrafo de música e espetáculos. Integra o corpo docente dos cursos de Graduação em Design Gráfico, Moda, Publicidade e Propaganda, da UNIFRAN, ministrando disciplinas ligadas à fotografia. É mestre em Linguística pela Universidade de Franca, com ênfase em Argumentação e Retórica e suas imbricações com o iscurso verbo-visual.

Turmas

Esse curso não tem turmas abertas no momento

Documentos Necessários

Sem documentos necessários

Confira aqui as principais informações e novidades sobre a UNIFRAN!

Você também pode se interessar por:

Design para Web

• Extensão