Saúde do Trabalhador do SUAS será tema de seminário no dia 23 de abril

O Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da UNIFRAN promove no dia 23 de abril, às 19h, o I Seminário da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Assistência Social. O […]

14/04/2021

O Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da UNIFRAN promove no dia 23 de abril, às 19h, o I Seminário da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Assistência Social.

O encontro tem como objetivo apresentar os resultados do estudo O pensar e o agir dos trabalhadores do SUAS, financiado pela FAPESP que investigou as condições de trabalho, precariedade dos serviços, gestão pública e impactos na vida pessoal e laboral.

O bate-papo será mediado pelos pesquisadores responsáveis pelo estudo, Dra. Regina Celia de Souza Beretta e Dr. Thercius Tasso. Além disso, receberá as palestrantes Tassiana Algarte Fernandez, aluna do Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde da UNIFRAN, professora Dra. Carola Carbajal Arregui e professora Dra. Maria Luiza Rizzotti, que já atuou como secretária Nacional de Assistência Social.

Para participar, os interessados devem realizar inscrição on-line neste link.

O acesso será disponibilizado por e-mail, meia hora antes do início. A transmissão será realizada pelo canal Extensão UNIFRAN no Youtube.

O evento gratuito é destinado a alunos, trabalhadores sociais e comunidade em geral.


Mais sobre o estudo

A pesquisa buscou entender melhor a saúde dos trabalhadores, apontando indicadores de estresse, doenças psicossomáticas, afastamentos, sobrecarga de tarefas, baixos salários, carga horária intensa, entre outros.

A partir de um questionário on-line com 25 perguntas, contou com a participação 180 funcionários paulistas que possuíam vínculo trabalhista com o SUAS. Com isso, foi possível analisar as condições de trabalho objetivas e subjetivas de trabalho, que serão apresentadas e debatidas neste encontro virtual.