Projeto social da UNIFRAN em parceria com Unesp busca fortalecer o empoderamento feminino

O projeto Cosmética Social, parceria entre professores da UNIFRAN e Unesp Araraquara, vai atender mulheres que sofreram violência doméstica, ou que estão em tratamento de quimioterapia. O objetivo principal do […]

08/07/2020

O projeto Cosmética Social, parceria entre professores da UNIFRAN e Unesp Araraquara, vai atender mulheres que sofreram violência doméstica, ou que estão em tratamento de quimioterapia. O objetivo principal do projeto é melhorar o bem-estar dessas mulheres através do empoderamento feminino.

A Profa. Dra. Regina Celia de Souza Beretta e o Prof. Dr. Thercius Tasso, docente e pós-doc, do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da UNIFRAN, colaboram com a Profa. Dra. Vera Isaac, do Laboratório de Cosmetologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, em Araraquara, no Projeto de Extensão Cosmética Social, aprovado pela Pró Reitoria de Extensão e Cultura da Unesp.  Desenvolvido na UAM-X, da Cidade do México, com a mentora Profa. Dra. Maria Luisa Peres-Gonzales, foi trazido em 2017 ao Brasil, pela Professora Vera Isaac.

Em 2020, o projeto ganha uma nova configuração através da contribuição da Profa. Regina Celia de Souza Beretta, que coloca sua perspectiva social e a ideia de atender às mulheres vítimas de violência e às que passam pela quimioterapia. As mulheres participantes do projeto serão selecionadas de forma aleatória pelos CREAS de Franca e de Araraquara, sendo 10 participantes de cada cidade.

Entre as atividades que serão desenvolvidas estão as oficinas de autocuidado, com discussões sobre saúde e bem-estar, benefícios do cuidado da pele, uso correto de hidratantes, diferentes formas de auto maquiagem. Sob o ponto de vista psicossocial, destaca-se a oficina de autoconhecimento com inventário das dificuldades e superações. Além da oficina voltada ao pensamento crítico, com debates sobre a luta pela igualdade de direitos das mulheres, violências, emancipação e cidadania. As oficinas serão realizadas por alunos da Unesp da Faculdade de ciências farmacêuticas de Araraquara e pelos alunos do curso de Serviço social da UNIFRAN.

Devido a pandemia, o projeto ainda não pode realizar as etapas que envolvem encontros presenciais. A Prof. Dra. Regina Celia de Souza Beretta enfatiza a importância do contato pessoal, uma vez que o projeto vai atender mulheres em situação vulnerável, esse contato pode garantir o acolhimento necessário para o desenvolvimento do empoderamento feminino.

Esta ação faz parte das atividades organizadas pelo comitê de inserção social (CIS) e do Laboratório de Gênero diversidade e inclusão social, e encontra-se alinhada com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), número 5, que visa alcançar igualdade de gênero, especificamente o item 5.1, que prevê acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte