Pesquisadores da UNIFRAN visitam ministérios em Brasília

A Prof. Dra. Regina Celia de Souza Beretta e o doutorando Luciano Pereira apresentaram resultados de pesquisas do LABPROSOCIAL

17/05/2023

De 24 e 27 de Abril, pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da UNIFRAN estiveram em visita técnica ao Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDH) e ao Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) para presentar e debater os resultados de pesquisas do Laboratório de Proteção e Inclusão Social (LABPROSOCIAL/CNPQ).

A Prof. Dra. Regina Celia de Souza Beretta, acompanhada pelo doutorando Luciano Pereira Junior, foram recepcionados pela Sra. Clara de Sá (Diretora da Gestão do Trabalho no SUAS) e pelo Sr. Regis Andrade Spindola (Diretor da Proteção Social Especial) no MDS.

No encontro foram apresentados dados preliminares do projeto de pesquisa com fomento FAPESP, sobre as condições de trabalho objetivas e subjetivas dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, que afetam a saúde e a motivação para o trabalho, bem como a qualidade dos serviços prestados aos usuários da Política Nacional de Assistência Social.

Na sequência, os pesquisadores participaram de uma reunião com a equipe do Ministério de Direitos Humanos e cidadania, a convite do Dr. Ariel Castro, Secretário Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro permitiu a exposição das evidências e dificuldades encontradas na rede de atendimento intersetorial do trabalho socioeducativo (adolescentes em medidas socioeducativas de internação e meio aberto).

Outros convites

Durante a estadia em Brasília, surgiram outros convites para participação em eventos importantes. Os pesquisadores prestigiaram o Lançamento no Congresso Nacional da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de acompanhar a primeira reunião técnica do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – FONACRIAD, composto pelos gestores estaduais do atendimento socioeducativo das 27 Unidades Federativas.

A visita abriu importantes possibilidades de diálogos e parcerias para futuros estudos, além de divulgar o compromisso da Cruzeiro do Sul Educacional e da UNIFRAN com a educação e a pesquisa no âmbito da pós-graduação.

“A aproximação com os gestores das políticas sociais permite extrapolar os muros da academia, possibilitando a materialização dos achados de pesquisas, em ações afirmativas, que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e usuários da assistência social e da socioeducação. A publicização do conhecimento pode transformar a realidade social, corroborando para fortalecer a democracia e a luta pelos direitos humanos, na construção de um país mais justo”, destaca a professora Regina.

Confira as transmissões dos eventos:

– Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (26/04/23)
Assista aqui

– Reunião técnica do FONACRIAD (26/04/2023)
Assista aqui

Galeria de fotos