Projeto Meninas na Ciência recebeu 40 jovens de escolas públicas

Iniciativa visa incentivar a presença de mulheres no meio acadêmico

08/11/2021

No dia 26 de outubro, a UNIFRAN promoveu o evento Meninas na Ciência, iniciativa com o objetivo de incentivar jovens que ainda estão em idade escolar a ingressarem na vida acadêmica e seguirem carreiras científicas.

Cerca de 40 meninas do ensino médio de três escolas públicas do Estado de São Paulo conheceram as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos programas de pós-graduação da UNIFRAN, com visitas guiadas pelos pós-graduandos aos laboratórios e as demais dependências utilizadas pelos pesquisadores.

“Esta visita proporcionou para o meu projeto de vida um direcionamento e um interesse por algumas áreas. Gostei de ciências e da parte literária. Essa oportunidade foi incrível”, comentou a estudante Yasmin Carolyne de Souza Gonçalves, da E.E. Profa. Carmem Munoz Coelho.

Aluna da mesma escola, Maria Luiza Lombardi valorizou a experiência. “Todos aqueles lugares que visitamos me fez refletir muito sobre meu futuro, e era disso que eu precisava. O projeto Meninas na Ciência me deixou muito feliz e motivada, e creio que muitas meninas partilham desse mesmo sentimento. Sou muito grata pela escola e pela UNIFRAN por ter dado essa oportunidade”.

A Profa. Dra. Kátia Jorge Ciuffi, reitora da UNIFRAN, destaca que a Instituição incentiva a presença de mulheres no meio científico. “O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas e passou a integrar o calendário de eventos da Fundação em 2019. Desde então, buscamos trazer formas de incentivar a presença das mulheres no mundo acadêmico e desta forma contribuir e até tentar reduzir as disparidades de gênero, ainda mais com essas alunas do ensino básico da região”, finaliza.