Alunos de Química desenvolvem Inovações Sustentáveis inspiradas em Prêmios Nobel
Projetos inovadores foram desenvolvidos na disciplina de Química, Tecnologia e Sociedade

Os alunos do curso de Química da UNIFRAN impactaram a comunidade acadêmica e a sociedade com projetos inovadores na disciplina de Química, Tecnologia e Sociedade, ministrada pelo Prof. Dr. Emerson H. de Faria.
Os estudantes demonstram um compromisso com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente, inspirados por descobertas laureadas com o Prêmio Nobel na área química, tais como Colóides, Cromatografia, Polímeros e Fermentação, associando estes importantes inventos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Confira abaixo mais detalhes sobre os trabalhos:
Fermentação de Buchner e biofertilizantes
Inspirados pelo trabalho de Eduard Buchner, vencedor do Prêmio Nobel de Química em 1907, um grupo de alunos focou na fermentação para obtenção de fertilizantes. Utilizando resíduos orgânicos, eles realizaram a síntese de biofertilizantes, culminando na produção de diferentes tipos de fertilizantes sustentáveis. Este projeto está alinhado com o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), promovendo a agricultura sustentável e a redução de resíduos.
Bioesmalte: uma Revolução Biodegradável
Outro grupo de alunos desenvolveu o Bioesmal, um esmalte biodegradável utilizando biopolímeros de amido e pigmentos naturais extraídos do urucum. Todos os componentes da formulação foram pensados e discutidos para que produzam mínimo impacto no ambiente.
Baseando-se nas descobertas de Hermann Staudinger, que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1953 por seu trabalho com polímeros, este projeto endereça os ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 6 (Água Potável e Saneamento). O Bioesmalte representa um avanço significativo para a indústria de cosméticos, e oferece uma alternativa sustentável e ambientalmente amigável.
Depuração de água de chuva
Inspirados por Richard Adolf Zsigmondy, laureado com o Prêmio Nobel de Química em 1925 pelo seu trabalho com colóides, um terceiro grupo de alunos trabalhou na purificação e caracterização de água da chuva de alguns municípios da região de Franca tais como Brodowski, Patrocínio Paulista.
Utilizando argilas naturais e carvão ativado, eles promoveram a adsorção e floculação para transformar a água de chuva em água potável. Este projeto se alinha com os ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e ODS 14 (Vida na Água), evidenciando a importância da química de colóides no desenvolvimento de novos materiais e na melhoria da qualidade da água.
Estabilização de pigmentos naturais
Outro destaque foi o grupo que trabalhou na estabilização de pigmentos naturais, extraídos de vegetais como o espinafre. Baseando-se no Prêmio Nobel de Química de 1952, concedido a Martin e Synge por seu trabalho com cromatografia, os alunos desenvolveram técnicas para estabilizar pigmentos naturais usando biopolímeros e argilas.
Este projeto está relacionado ao ODS 6 (Água Potável e Saneamento), contribuindo para a sustentabilidade na indústria de tintas e corantes.
Parcerias e conexões reais
Além das realizações individuais destacadas, todos os grupos demonstraram uma notável capacidade de colaboração, refletindo o que é destacado no ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Ao enfrentar desafios durante os experimentos, os estudantes cooperaram para solucionar problemas buscaram informações em seus ambientes de trabalho e dentro de suas comunidades locais, o que resultou em algumas inovações, como fertilizantes de liberação lenta e pigmentos estabilizados de forma mais efetiva com componentes cedidos por outros grupos de trabalho.
O Prof. Emerson destaca a importância deste tipo de abordagem experimental investigativa. “O aluno é protagonista do processo de ensino e aprendizagem, no qual o mesmo é capaz de promover o pensamento crítico em um ambiente de discussão científica baseado na experimentação algo muito necessário para o profissional da área química”, explica.
Os alunos destacaram ao final da disciplina como foi importante observar com curiosidade cada uma das etapas dos projetos que estavam sendo desenvolvidos, caracterizá-los e provar sua capacidade argumentativa durante a apresentação final no seminário da disciplina.
Compromisso com a sustentabilidade
Esses projetos exemplificam como as ações do curso de Química da UNIFRAN estão intrinsecamente atreladas à sustentabilidade e à proteção do meio ambiente. Ao unir conhecimento científico e responsabilidade ambiental, os alunos estão criando soluções práticas e sustentáveis para os desafios contemporâneos.
A UNIFRAN está moldando profissionais conscientes de seu papel na construção de um futuro mais sustentável, demonstrando que a educação em química pode ser uma força poderosa para a inovação e a preservação do nosso planeta.
Ficou curioso e quer fazer aulas práticas desde o primeiro semestre em laboratórios altamente equipados que simulam ambientes reais do profissional da área química? Venha fazer Química na UNIFRAN!