Gravidez na adolescência: FAPESP aprova bolsa para pesquisa desenvolvida no curso de Serviço Social

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP aprovou no mês de dezembro uma bolsa de Iniciação Científica para o projeto Gravidez na adolescência: contribuições […]

11/01/2021

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP aprovou no mês de dezembro uma bolsa de Iniciação Científica para o projeto Gravidez na adolescência: contribuições da promoção da saúde, desenvolvido pela Profa. Dra. Regina Célia de Souza Beretta e por Stéfanne Víverliz Leão Antunes Nunes, aluna da graduação em Serviço Social.

A pesquisa tem o objetivo de identificar políticas de promoção da saúde, na prevenção e no enfrentamento da gravidez na adolescência, que se revela como uma realidade mais comum em contextos de desigualdade, pobreza e vulnerabilidade social, além de envolver fatores psicológicos e históricos.

Depois da metade do século XX, a gestação na adolescência passou a ser considerada uma questão de saúde pública, tornando-se mais visível com o aumento de partos em mães menores de 20 anos nos anos 90, quando os percentuais passaram de 16,38% (1991) para 21,34% (2000), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2002).

O trabalho pretende realizar uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva, pensada em três etapas: Pesquisa bibliográfica, com leitura de textos em livros, artigos científicos e reportagens; Pesquisa documental, com levantamento de evidências de gravidez na adolescência no município de Franca, por meio do Data SUS; e Análise dos relatórios de Atenção Básica do município, para identificar ações de promoção da saúde em Franca.

A intenção é identificar as evidencias de gravidez precoce no município, bem como as ações de educação para a saúde que não sejam apenas ocasionais curativas e preventivas, além de verificar se estas ações de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e de Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde são baseadas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens, com sensibilização dos gestores uma visão holística do ser humano.