Inovação, Tendências e Desafios: I Fórum de Jornalismo ocorre de 25 a 27 de maio

O I Fórum de Jornalismo da UNIFRAN ocorre de 25 a 27 de maio, com o tema Inovação, Tendências e Desafios. Destinado aos alunos, profissionais da área, pesquisadores e demais […]

24/05/2021

O I Fórum de Jornalismo da UNIFRAN ocorre de 25 a 27 de maio, com o tema Inovação, Tendências e Desafios.

Destinado aos alunos, profissionais da área, pesquisadores e demais interessados na temática, o evento contará com a presença de palestrantes renomados.

Além de debater os desafios da profissão diante das inovações tecnológicas e tendências editoriais, os convidados vão abordar o exercício do jornalismo diante do cenário de pandemia.

As atividades ocorrem sempre a partir das 19h, com transmissão pelo canal da Extensão da UNIFRAN no Youtube.


Programação

No primeiro dia de programação, a abertura será realizada com a Profa. Dra. Kátia Jorge Ciuffi, Reitora da UNIFRAN e Prof. Dr. Élcio Rivelino Rodrigues, Pró-reitor de Graduação, além de intgrante do Núcleo de Comunicação e Design da Instituição.

Após a abertura, a programação contará com a palestra do editorialista do jornal O Estado de S. Paulo, Itamar Montalvão, que vai discorrer acerca dos desafios e estratégias do editorial da grande imprensa frente ao cenário da COVID-19  e trará como tema central Os desafios do jornalismo na era da desinformação. Por fim, alunos premiados do curso receberão menção honrosa.

O segundo dia de Fórum terá uma mesa redonda de inovação e tendências com importantes nomes da comunicação. Caroline Marino, jornalista, escritora e apresentadora do Podcast Happy Hour com Elas, abordará sobre podcast e carreira digital.

Já para citar a importância da análise de dados para o jornalismo atual e como esse trabalho foi importante na pandemia, a especialista será Isabela Marinho, jornalista com especialização em Business Intelligence com Big Data. Por fim, o último tema debaterá como as Relações Públicas pautaram os veículos de imprensa com assuntos paralelos à pandemia, com a presença de Alexandre Tsuneta, diretor de operação da agência de comunicação XCOM, de São Paulo (SP).

No último dia de programação, a palestrante Aline Camargo, jornalista e Doutora em Mídia e Tecnologia pela Unesp/Bauru, vai falar sobre os desafios atuais da prática do jornalismo no contexto da pandemia e contará com a participação dos jornalistas Corrêa Neves Junior, do GCN, Fernando Lima, que atua no Verdade On e TV Clube, Samuel Cintra do Portal de Franca, Pop Mundi e TV Franca e de Stella Reis, da EPTV.