1º Encontro Nacional PIBID e Residência Pedagógica homenageou Prof. Hermes Ferreira Figueiredo

O 1º Encontro Nacional PIBID e Residência Pedagógica da Cruzeiro do Sul Educacional – CSDE foi realizado nos dias 15 e 16 de outubro, com participação da comunidade acadêmica das nossas Instituições […]

16/11/2021

O 1º Encontro Nacional PIBID e Residência Pedagógica da Cruzeiro do Sul Educacional – CSDE foi realizado nos dias 15 e 16 de outubro, com participação da comunidade acadêmica das nossas Instituições e público em geral.

Com a temática “Práticas, Vivências, Memórias e Parcerias: Professores em Formação”, o Encontro propiciou a reflexão e o diálogo sobre a transformação e a qualidade da educação para alunos de licenciaturas, professores e formadores de docentes. E a programação foi um sucesso, com mais de 4.600 visualizações!

Na abertura (15), o Diretor Acadêmico de Educação Presencial, o Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, disse que o Encontro mostra a força e a importância da educação, especialmente aquela que forma os professores.

Prof. Luiz Henrique ainda trouxe uma reflexão de Paulo Freire, dizendo que os professores, com a prática educativa e a sua responsabilidade, podem contribuir para que os alunos se tornem presenças marcantes. “O meu desejo é de que cada um de vocês, alunos e alunas, encontrem na formação de professores uma formação que seja capaz de ir além dos cadernos e livros, dos muros da universidade, que é o que vocês estão fazendo hoje com o PIBID e o Programa de Residência Pedagógica quando vão à escola vivenciar com aqueles que possuem experiência, ter o contato direto com a prática acadêmica”, falou.

Presidente da CSED, Fábio Fossen compareceu ao evento e se disse orgulhoso e honrado em participar. “Todo mundo sabe o que é o Dia do Professor, e acho que isso diz muito da importância, da relevância, da arte e do engenho que é ser professor e do impacto que vocês causam na vida das pessoas”, comentou. “Trabalhar com a formação de professores que vão formar as próximas gerações de brasileiros e de brasileiras, de seres humanos que vão formar um lugar um pouco melhor para a gente viver é uma missão muito importante”, pontuou.

Homenagem ao prof. Hermes Figueiredo

Os participantes da mesa de abertura ainda prestaram lindas homenagens ao Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, cocriador da Cruzeiro do Sul Educacional. Inclusive com um vídeo emocionante que pode ser visto aqui! Nele, o Prof. Hermes lembra que “a educação é um veículo transformador do cidadão. Não tem outro veículo mais propício, mais eficiente e mais eficaz do que a educação”. Inspirador!

“O vídeo, em poucos minutos, conseguiu registrar momentos de uma das coisas que meu pai mais gostava de fazer, que era participar ativamente da vida acadêmica da universidade”, disse Débora Ferreira Figueiredo, que estava acompanhada do irmão Fábio Ferreira Figueiredo.

A oportunidade ainda marcou o lançamento do livro “A Origem das Estrelas”, escrito pela profa. Ana Barbara e pelo prof. Edney Almeida. “Esse livro, escrito lindamente pela profa. Ana Barbara, pelo prof. Edney, foi solicitado, mais do que para fazer um registro da história da Cruzeiro, como forma de agradecimento para todas as pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para a construção da Cruzeiro do Sul”, contou Débora.

E se você quiser assistir ao evento na íntegra, é só clicar nos links abaixo!

– Dia 1