Cigarro eletrônico e a possível relação com o aumento da cirurgia das amígdalas

Especialista do curso de Medicina da UNIFRAN explica o que de fato está causando o grande número de internações Recentemente houve um aumento de pessoas que realizaram cirurgia nas amígdalas, […]

13/09/2022

Especialista do curso de Medicina da UNIFRAN explica o que de fato está causando o grande número de internações

Recentemente houve um aumento de pessoas que realizaram cirurgia nas amígdalas, um grande exemplo é a cantora Doja Cat, que precisou ser submetida a uma operação de emergência. O uso excessivo do cigarro eletrônico é apontado como o principal causador desse tipo de cirurgia, não só na cantora, mas também em outras pessoas.  

Segundo o professor Renato Tadeu Barufi, do curso de Medicina da Universidade de Franca – UNIFRAN, não se pode dizer que existe uma relação direta do uso dos eletrônicos com o aumento das cirurgias. “Podemos relacionar os efeitos das substâncias nocivas compostas no cigarro eletrônico e em todos os outros produtos do tabaco comercializados, causando lesões nas mucosas da boca. Já o aumento das operações é uma suposição sem dados estatísticos no momento”, afirma.  

Para Renato, a realização das cirurgias não seria decorrente de um dano causado pelos DEFs (Dispositivos eletrônicos para fumar), isso porque não é possível encontrar estudos específicos que confirmam o aumento deste tipo de procedimento, bem como a confirmação de que os fumantes têm um benefício realizando a operação.  

“Podemos comentar aqui sobre o caso que a cantora Doja Cat foi submetida a uma cirurgia e segundo reportagens encontradas nos noticiários, podemos contextualizar que a cantora apresentou um episódio de abscesso de amigdala e depois foi submetida a operação”, opina. 

O especialista ressalta que o abscesso peri-amigdaliano, é a complicação de uma simples infecção das amigdalas, que não foi resolvida com antibiótico, o que resulta na formação de secreção presa no local e sem a possibilidade de escoamento natural, por isso é necessário a punção aspirativa ou uma incisão cirúrgica na superfície do abscesso para o escoamento (drenagem do pus).  

“Provavelmente após este abscesso a cantora foi submetida a cirurgias das amigdalas, o que é uma conduta protetiva, pois após um abscesso as tonsilas perdem parte da capacidade de ajudar no sistema imunológico, fica enfraquecida, e torna-se alvo fácil de bactérias e outros agentes infecciosos”, avalia.  

Apesar do cigarro eletrônico não ser o principal causador das cirurgias das amígdalas, o tabagismo ainda é a causa mais relevante de morte em todo o mundo. “A gama de opções existentes na comercialização destes produtos, não deixa de incluir como substrato principal a nicotina, substância mais estimulante do sistema nervoso central através dos neurotransmissores da dopamina. Este efeito é o grande atraente dos usuários para a indústria do tabaco e em contrapartida aos prazeres dos efeitos do cigarro, temos as substâncias químicas comprovadamente nocivas à saúde, sendo elas: as nitrosaminas e os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs), resultado da combustão da folha do tabaco que são os principais cancerígenos”, salienta.  

Todas as substâncias citadas pelo docente, favorecem de forma relevante uma deterioração em toda a mucosa bucal e laríngea. Se acrescido do álcool os efeitos nocivos aumentam. 

“No início da industrialização do cigarro eletrônico, alguns estudos realizados na Inglaterra demonstraram a grande contribuição na diminuição de usuários do tabaco, mas com a comercialização e fabricações inadequadas, o produto passou a ser muito nocivo, perdendo estes benefícios”, finaliza.