Trabalho desenvolvido na UNIFRAN produziu cartilha sobre o uso medicinal do óleo de copaíba

Pesquisa realizada durante mestrado de aluna foi revisada pela Fundação Oswaldo Cruz e teve repercussão nacional

28/10/2021

Um projeto desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da UNIFRAN tem ganhado repercussão nacional pela sua relevância.

Durante o Mestrado, Mariana Brentini Santiago pesquisou sobre o uso do óleo de copaíba para fins medicinais, tema que uniu medicina popular com um métodos científicos.

O trabalho resultou na cartilha Guia das copaíbas: para que serve?, que lista diferentes espécies da árvore e detalha as finalidades da oleorresina extraída em cada tronco, além de apontar restrições de uso e efeitos colaterais.

O material foi desenvolvido em parceria com a Profa. Dra. Raquel Alves dos Santos, docente do Programa e orientadora de Mariana; e do Prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A cartilha também foi revisada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de Pernambuco. A relevância da pesquisa fez com que o trabalho fosse notícia no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que financiou a pesquisa com uma bolsa para Mariana.

Além disso, foi produzida uma reportagem sobre a pesquisa no canal da da própria CAPES no Youtube:

É o trabalho desenvolvido na UNIFRAN colocando a academia em sintonia com o conhecimento popular e beneficiando diretamente a sociedade!