Curso de Fisioterapia EAD Semipresencial promoveu ação educativa por meio da palhaçoterapia
Alunos e professores utilizaram abordagem terapêutica em atividades com pacientes de Centro-dia em Franca

Idosos que frequentam um Centro-dia de cuidado geriátrico, na cidade de Franca/SP, tiveram uma manhã diferente proporcionada pelo curso de Fisioterapia da Cruzeiro do Sul Virtual (EAD semipresencial com aulas no campus da UNIFRAN).
Por meio da palhaçoterapia, docentes e alunos agitaram os senhores e senhoras da instituição com muitas atividades envolvendo brincadeiras, jogos, música, dança e humor.
O objetivo foi conscientizar os idosos sobre os benefícios da atividade física, autocuidado, interação social e alegria na sua rotina diária.
As atividades contaram com a participação dos alunos do 7º e 8º semestres, que se apresentaram maquiados e com roupas coloridas e alegres, todos sob supervisão do Prof. Dr. Danilo Cândido Bulgo e da Profa. Dra. Tábata de Paula Facioli Marinheiro do Prof. Me. Fabrício Cavalcante Vieira (coordenador do curso).
Palhaçoterapia
Também conhecida como “terapia do palhaço” ou “terapia do riso”, a abordagem terapêutica utiliza a figura do palhaço para promover a saúde emocional e o bem-estar das pessoas.
É uma forma de terapia alternativa que busca aliviar o estresse, promover o riso, a alegria, e melhorar o estado de ânimo das pessoas por meio de dinâmicas lúdicas e interativas.
Ajuda os pacientes a lidarem com as alterações de saúde, redução da ansiedade, e melhora sua qualidade de vida, bem-estar e sentimento de pertencimento.
Promoção da saúde
Essa ação foi um meio de favorecer a promoção do senso de justiça social e minimização dos efeitos de iniquidades e exclusões sociais que possam surgir nos pilares da sociedade moderna, bem como evidenciar que informações simples também podem atuar na promoção da saúde.
A manhã de saúde foi discutida e pensada à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, em que tais vivências são importantes para articular as múltiplas dimensões dos saberes e valorizar o protagonismo dos envolvidos, tanto discentes e docentes, como os idosos frequentadores do espaço gerontológico.
