122 discentes da UNIFRAN participaram do 19º CONIC – SEMESP e 5 foram premiados

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2019 ocorreu o 19º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMESP), na cidade de São Paulo/SP, com o tema “A Pesquisa de Mãos […]

26/12/2019

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2019 ocorreu o 19º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMESP), na cidade de São Paulo/SP, com o tema “A Pesquisa de Mãos Dadas com os Direitos Humanos”.

Na UNIFRAN, 153 discentes fizeram a inscrição, sendo que 122 trabalhos foram aprovados, desses trabalhos 5 foram premiados. Importante ressaltar que o número de trabalhos aprovados no Congresso cresce a cada ano que a Universidade participa.

O Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC é realizado pelo Semesp anualmente desde 2001. Seu objetivo é estimular a produção de conteúdo científico e aprimorar os discentes do ensino superior na elaboração e execução de projetos de áreas diversas, os quais são apresentados em forma de pôster ou oral, contribuindo assim para a formação de profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho.

A participação no CONIC oferece estímulo, através de premiações, e engajamento dos estudantes no processo de investigação científica. Nesse ano cinco alunos da UNIFRAN receberam prêmios por seus trabalhos.

A aluna Loren Monielly Pires, orientanda da Profa. Dra. Raquel Alves dos Santos ganhou o prêmio de 1º lugar no valor de R$ 2.000,00 pelo melhor trabalho da área de Ciências Biológicas e da Saúde. Loren desenvolveu sob orientação da Profa. Raquel, o trabalho intitulado “Efeitos da Associação da Cisplatina com Extrato Etanólico de Própolis Verde na Linhagem Celular A549: Uma Análise de Morte Celular”.

Sobre a ocasião Loren relata: “Este é o segundo ano que participo do Congresso Nacional de Iniciação Científica- CONIC, apresentando meu estudo científico que busca a possibilidade de um tratamento alternativo ao câncer de pulmão, por meio da associação de um quimioterápico já preestabelecido para o tratamento dessa neoplasia com a própolis verde, um bioativo presente na nossa rica biodiversidade brasileira.

Estou lisonjeada pelo reconhecimento de meu projeto científico e com a premiação no 19ª CONIC, para mim é uma honra ter representado a instituição de ensino e o grupo de pesquisa dos quais eu faço parte!”

A seguir a lista de alunos premiados da UNIFRAM:

1º Loren Monielly Pires (Biomedicina)

2º Verônica Cristina de Oliveira (Medicina Veterinária)

Trabalho: Catalogação e monitoramento das espécies de mamíferos e suas relações tróficas no Parque Nacional da Serra da Canastra (cerrado)”, orientada pela Profa. Marcela Aldrovani Rodrigues

3º Milena Ester Vitalino Araújo (Medicina Veterinária)

Trabalho: Catalogação das espécies e suas interrelações e investigação e ectoparasitas em aves silvestres no Parque Nacional da Serra da Canastra (cerrado), orientada pela Profa. Marcela Aldrovani Rodrigues

6º João Victor Britto Alves (Engenharia Química)

8º Francine Gabriela Guiotto (Medicina Veterinária)