Vamos conhecer um pouco mais sobre o curso de Direito?

August 2017

Conhecer as leis e suas formas de aplicação, nossos direitos e deveres como cidadãos, o que uma empresa ou sociedade pode ou não pode fazer: tudo isso e muito mais faz parte de um bom curso de Direito.

Mais do que conhecimento, o curso ensina os futuros advogados a desenvolverem profundo senso crítico e reflexivo, e a consciência política e social, com capacidade para compreender a realidade do país. Os estudantes de Direito aprendem, ainda, a analisar e associar ideias, e a desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos.

Com a quantidade de leis existentes, a profissão é dividida em diversas especialidades: empresarial, civil, público, penal e áreas especiais, como propriedade industrial, ambientalista, desportivo, eletrônico e de direitos autorais, por exemplo. Por isso, a busca por profissionais especializados em cada área nunca para de crescer, fazendo do Direito uns dos cursos mais procurados do país.

Ao se formar em Direito, o profissional tem dois principais caminhos profissionais a seguir:

Carreira jurídica: pode fazer um concurso público e ingressar na carreira de assistente judiciário, delegado de polícia, promotor, procurador, juiz e desembargador.

Advocacia: podendo atuar em escritório próprio, de terceiros ou de empresas, nas diversas áreas do Direito (trabalhista, financeira, penal, civil, entre outras). Para atuar como advogado, é necessário ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Dentre as profissões e cargos mais disputados estão: Auditor Fiscal do Trabalho; Juiz Estadual; Defensor Público Estadual; Defensor Público Estadual; Procurador do Banco Central; Delegado da Polícia Civil; Agente da Polícia Federal; Analistas dos Tribunais (Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral; Tribunal Regional Federal, Ministério Público da União, Supremo Tribunal Federal; Superior Tribunal de Justiça) e analista do INSS.

Após escolher o tão sonhado cargo, é necessário focar nos estudos. Além de estabelecer datas e horários específicos para estudos e lazer, o candidato precisa de muita leitura, motivação e perseverança.

O aluno do curso de Direito da UNIFRAN é incentivado a aprender na prática, para isso conta com o Núcleo de Prática Jurídica, onde realiza atendimentos à comunidade, participa de audiências reais e simuladas, pratica júris simulados, no teatro do Júri, além de realizar algumas visitas técnicas aos Tribunais e Órgãos de Estado.

O futuro aluno de Direito, independente da área que pretende atuar, deve ter boa desenvoltura ao falar e escrever, rapidez de raciocínio, boa memória, sociabilidade e desembaraço. Além disso, precisa de disciplina e dedicação, uma vez que o curso exige muita leitura e interpretação de texto.

Duração: 10 semestres |  Nível: Bacharelado | clique aqui e saiba mais.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o curso, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre a gente:

Temos mais de 40 anos de tradição e expertise no ensino;

Nosso corpo docente é top: 90% de mestres e doutores;

Infraestrutura que não tem pra ninguém: Teatro do Júri, Núcleo de Práticas Jurídicas, Webclass, além da Biblioteca física e virtual.

As turmas de 2015 e 2016 deram um show nas aprovações da OAB: mais de 60% de aprovados antes de finalizar curso.