Tecnologia móvel na Educação Superior: Odontologia testou e aprovou!

December 2016

O uso da tecnologia móvel na educação superior é um assunto pouco discutido nas pesquisas brasileiras, no entanto, tem sido alvo de projetos ainda iniciais, como as pesquisas que são realizadas pelos pesquisadores do Campus Virtual, no Projeto de Novas Tecnologias para o Ensino Superior, uma parceria com as pró-reitorias de graduação e educação a distância do grupo Cruzeiro do Sul Virtual.

No dia 16/11/16, aconteceu uma palestra sobre Atualidades em Diagnóstico Bucal, apresentada pela Profa. Dra. Alessandra Aparecida Campos, para os alunos concluintes do curso de Odontologia da Universidade de Franca, onde nesta oportunidade a docente pode desenvolver com os alunos uma metodologia ativa com o uso atividades midiáticas, à semelhança da Metodologia “Just-in-Time Teaching“.

As atividades foram realizadas utilizando-se iPads oferecidos aos alunos, com a parceria do Campus Virtual da Universidade Cruzeiro do Sul, que desenvolve o Projeto Tablet em sala de aula, com os alunos do Colégio Alto Padrão Objetivo.

Os alunos do curso de Odontologia, através do uso dos aparelhos móveis, e com o auxílio de um aplicativo gratuito, puderam responder as questões formuladas pela docente e logo após, com a resposta geral do grupo apresentada de forma imediata, era possível trabalhar os conteúdos deficientes e reforçar os conteúdos já aprendidos, solucionando as principais dúvidas da plateia.

“Realmente foi um momento bem interativo e para os alunos, o uso da tecnologia ajudou em muito a fixação dos conteúdos apresentados de forma mais dinâmica”, afirmou Alessandra.