Notícias

Preservação de espécies: Projeto com Lobos-Guará


05
December 2016

O curso de medicina veterinária da UNIFRAN está participando do projeto de preservação de espécies ameaçadas do cerrado brasileiro em parceira com o programa “Lobos da Canastra”. O projeto é coordenado pelo Prof. Pedro Henrique Ferreira Teles desta instituição e com o apoio do referido programa, mediado por Rogério Cunha.

Um casal lobos-guará (Chrysocyon brachyurus), de aproximadamente 8 meses de idade estão sob os cuidados e monitoramento, quanto ao seus estados sanitário e comportamental, para serem posteriormente reintroduzidos ao ambiente natural. Para isso está em construção um recinto de adaptação na cidade de São Roque de Minas, possível local de soltura. Segundo Teles “os animais passarão por um período de condicionamento ao local onde o recinto está sendo construído para verificarmos todas as suas características de adaptação e após a soltura serão monitorados continuamente para comprovarmos se os nossos protocolos estão adequados para a reabilitação de outros animais quando for necessário”.

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar, envolvendo acadêmicos da graduação do curso de medicina veterinária, residentes do hospital veterinário, docentes e pós-graduandos.

noticia_PRESERVANDO-ESPÉCIES1

noticia_PRESERVANDO-ESPÉCIES2