Fisioterapia: saiba tudo sobre o curso e a profissão!

June 2017

Sempre quis saber como é o curso de Fisioterapia e quais são as funções de um fisioterapeuta? Estamos aqui para te mostrar! Vem ver 😊

Fisioterapia – o que é?

Melhorar a qualidade de vida dos pacientes – esse é o objetivo do fisioterapeuta, que utiliza de sua expertise na prevenção, diagnóstico e tratamento de distúrbios ligados ao movimento humano.

A área conta com mais de 33 especialidades e é possível trabalhar em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, academias, hospitais, clubes e laboratórios, além das carreiras de docência e pesquisa científica.

Regulamentada desde 1969, para atuar como fisioterapeuta é necessária formação superior em Fisioterapia e registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito).

Por que fazer Fisioterapia na UNIFRAN?

Inaugurado em 1997, o curso de Fisioterapia da UNIFRAN é reconhecido como um dos melhores do paí— e basta ver os nossos diferenciais para saber o porquê.

Infraestrutura

A Clínica-Escola de Fisioterapia tem 1.400 metros quadrados de área construída onde estão abrigados os consultórios e ambulatórios fisioterapêuticos. É lá que são realizadas as aulas práticas das diferentes técnicas fisioterapêuticas, como a reabilitação sensório-motora e de hidroterapia na piscina terapêutica. Também nos laboratórios são realizadas avaliações específicas, como ergometria e espirometria, antropometria, eletromiografia, biofotogrametria, equilíbrio e locomoção corporal, dentre outros.

O curso também conta com os laboratórios de Anatomia, Citologia e Informática (multidisciplinares).

Saiba mais sobre os serviços à comunidade aqui!

Projeto pedagógico

A construção do conhecimento a partir do teórico e da prática com a mediação do professor: é assim que a UNIFRAN forma profissionais capacitados, com autonomia e, acima de tudo, conscientes do papel que desempenham na reabilitação dos pacientes.

Docentes

100% de professores mestres e doutores, com alto nível de conhecimento e sempre dispostos a ajudar – você encontra no curso de Fisioterapia da UNIFRAN!

Dá uma olha agora, no que diz o Danilo Bulgo, aluno do 7º semestre!

Posso dizer que eu não escolhi a Fisioterapia, ela me escolheu, e com certeza a Universidade de Franca faz parte deste processo na minha formação profissional. A Unifran proporciona ao aluno uma formação acadêmica com excelência em qualidade. A fisioterapia é uma carreira que exige muita dedicação e constante atualização desde o primeiro dia de aula e por toda a vida profissional. Assim tem que ser encarada a profissão de fisioterapeuta, na qual é preciso se dedicar às pessoas e saber tratá-las com caráter humano, buscando intervir positivamente nas dificuldades e limitações físicas de cada paciente.

A estrutura, a coordenação e o corpo docente faz todo o diferencial durante a graduação. A teoria e as aulas práticas ajudam o aluno vivenciar a rotina da profissão. O estágio é um momento único, pois você trata os pacientes e começa ver a importância da Fisioterapia na sociedade atual.

Além de tudo isso, nós damos esperança, aliviamos dores, ofertamos carinho, sorrisos aos que tem dor e, muitas vezes somos o estímulo que faz pernas voltarem a caminhar, mãos voltarem a segurar, rostos voltarem a se expressar, pulmões voltarem a respirar, além de poder buscar independência, autonomia e qualidade de vida dos pacientes. É tratar o ser humano em sua totalidade. O brilho no olhar e o sorriso de confiança que o paciente transmite é a certeza que vale a pena ser Fisioterapeuta.

O curso de Fisioterapia da UNIFRAN, desde sua concepção, tem como missão a formação de fisioterapeutas gestores da saúde físico-funcional, capazes de interferirem positivamente na sociedade por meio de ações de prevenção, proteção e recuperação da saúde físico funcional, amparada pela prática baseada em evidências científicas.

Para tanto, o projeto pedagógico está fundamentado no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação do fisioterapeuta em sintonia com a amplitude biopsicossocial da saúde e com a complexidade clínica presente nas diferentes áreas de atenção fisioterapêutica.

Sempre amparados por um vocacionado e comprometido corpo docente, os alunos do curso tem a oportunidade de uma formação teórica e prática, permeada por uma complexidade progressiva e abrangente do aprendizado dos aspectos técnicos e clínicos do contexto científico da fisioterapia atual.

Uma ampla Clínica Escola com diversos laboratórios terapêuticos aparelhados com tecnologia moderna, laboratórios de avaliações fisioterapêuticas dos diferentes componentes do movimento humano e das capacidades cardiocirculatórias e respiratórias, além do acesso aos ambientes hospitalares proporcionados por convênios interinstitucionais, constituem o cenário de formação deste fisioterapeuta qualificado cientifica e tecnicamente para o pleno exercício clinico-funcional.

Gostou? Então, venha para a UNIFRAN!