Notícias

Mestrado-Unifran-Wilson foto

FAPESP aprovou: fontes naturais na inibição de doenças no campo


14
December 2016

O Prof. Dr. Wilson Roberto Cunha do Programa de Pós-graduação em Ciências aprovou projeto de auxílio a pesquisa junto a FAPESP.

O projeto intitula-se “Substâncias naturais de interesse: isolamento, identificação e avaliação em ensaios de atividade antimicrobiana frente à fitopatógenos”.

É conhecido que desde a origem da agricultura, a criação de métodos de controle de pragas tem sido um desafio para o homem. As doenças causadas por micro-organismos fitopatogênicos têm acarretado perdas significativas na agricultura, destruição de grãos durante a estocagem, diminuição do valor nutritivo e, algumas vezes, produção de micotoxinas prejudiciais ao homem e aos animais. O controle dessas doenças na agricultura tem se intensificado, sendo realizado basicamente através do emprego de produtos sintéticos, porém o uso indiscriminado destes fungicidas e bactericidas tem ocasionado problemas de contaminação humana e ambiental, e também, tem provocado o surgimento de fitopatógenos resistentes a estes produtos químicos. Portanto, na busca de substitutos para os produtos sintéticos, os produtos naturais são uma alternativa de interesse econômico e ecológico bastante promissora, onde o emprego de substâncias extraídas de fontes naturais e com possível atividade na inibição de fitopatógenos poderiam representar uma opção no controle de doenças no campo.

Assim, o projeto aprovado tem como objetivo a obtenção de algumas substâncias naturais de interesse, previamente selecionadas e avaliá-las com relação à atividade antimicrobiana frente a alguns importantes fitopatógenos.

Irão participar do desenvolvimento do projeto como colaboradores os Professores Dr. Márcio L. Andrade e Siva,  Dr. Carlos Henrique G. Martins e Dra. Denise C. Tavares.