Pensando em fazer um curso de Informática e Tecnologia? Invista nessas profissões promissoras!

December 2017

A área de Informática e Tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e no que se refere ao mercado de trabalho, a mudança é ainda maior. O profissional dessas áreas precisa se qualificar e deve ficar ligado em descobertas, para implantar e administrar bancos com grande volume de dados e analisar tudo em tempo real.

Você já deve ter se perguntado: afinal de contas, qual a diferença entre Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação e Ciência da Computação? Continue a leitura e descubra um pouco sobre cada uma das profissões:

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Todo dia surge algum desafio para tornar o dia a dia das empresas mais empolgante. E o analista e desenvolvedor de sistemas está aí justamente para pensar soluções com base nas necessidades corporativas, seja em termos de infraestrutura de TI, trazendo novo hardware ou estruturando a rede, ou relacionado a software, implantando novos métodos. O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve documentar, especificar, implementar, testar, e manter sistemas computacionais de informação.

Quais os nossos diferenciais no curso?

Aqui, em quatro semestres você se tornará um profissional apto a analisar, projetar, desenvolver, testar e implantar sistemas com o apoio de diversas tecnologias (linguagens Java e XML), banco de dados (Oracle e/ou SQL Server) e metodologias de projeto de software, entre elas RUP (Rational Unified Process) e UML (Unified Modeling Language). Primeiro como programador de computadores, depois como analista de sistemas de informação, e, por fim, como tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, tudo isso com uma superestrutura de laboratórios equipados com máquinas e softwares de ponta, corpo docente 100% de mestres e doutores e plano pedagógico alinhado às necessidades mais recentes no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho é promissor?

Mais do que nunca o analista e desenvolvedor de sistemas passa a assumir papel estratégico nas organizações, como bancos, escolas, fábricas de automóveis, emissoras de televisão, logística, transportes, empresas de comunicação, de saúde e até mesmo de software, entre outras.

2. Sistemas de Informação

No mundo dos negócios, lida-se o tempo todo com dados, informação e conhecimento. O profissional apto a atender todos esses pontos, desde criar, organizar, administrar, dar manutenção e garantir a segurança de processos, é o bacharel em Sistemas de Informação. No curso, você terá toda a teoria e prática para levantar necessidades, antecipar problemas e executar o planejamento por meio da aquisição de equipamentos e treinamento de pessoal.

Quais os nossos diferenciais no curso?

Nos nossos laboratórios, você passará por muitas situações dessas, pois só assim será possível extrair o máximo de um ensino que almeja uma sólida formação na área de desenvolvimento de sistemas. O corpo docente qualificado formado por mestres e doutores tem todo um planejamento didático-pedagógico para prepará-lo a desenvolver e gerenciar sistemas informatizados de forma a dar suporte à gestão dos negócios das organizações, analisar e propor aperfeiçoamentos de sistemas já em funcionamento e gerenciar equipes de desenvolvimento.

O mercado de trabalho é promissor?

No dinâmico mercado de TI, a área de desenvolvimento e gestão de projetos de software comercial é a mais conhecida para o bacharel, mas você encontrará oportunidades interessantes em projeto de sistemas de informação, análise de sistemas, arquitetura e administração de redes, gestão de banco de dados, gestão em sistemas de informação, auditoria e consultoria, análise de testes e coordenação de qualidade, segurança da informação, suporte e consultoria estratégica em TI.

3. Ciência da Computação

Você já pensou em fazer parte da tropa de elite que está por detrás de todos esses sistemas que tornam possível o ritmo frenético da vida atual? Com a Ciência da Computação, você aprenderá as ferramentas de programação, isto é, as instruções para que as máquinas executem o que for preciso para atender a um problema ou necessidade do cotidiano. Então, bora criar um super programa e dominar o mundo?

Quais os nossos diferenciais no curso?

Com professores mestres e doutores atuantes no mercado de trabalho, orientação pedagógica da melhor qualidade e infraestrutura atualizada de laboratórios de desenvolvimento de software, jogos, de redes e de hardware, você terá tudo para tornar-se um profissional diferenciado e capacitado a atuar nos mais diversos setores: projeto, programação e administração de redes, bancos de dados e sistemas; desenvolvimento de software, sistemas e automação de negócios; análise de sistemas e utilização de modernas técnicas de computação; solução de problemas científicos e organizacionais em empresas públicas e privadas; pesquisa; assessoramento a áreas que utilizam cada vez mais a informática, como a Medicina e a Engenharia.

O mercado de trabalho é promissor?

Empresas públicas e privadas precisam constantemente testar e resguardar a segurança de seus sistemas e plataformas, então você terá um mercado muito promissor. As possíveis áreas de atuação são: administração e gerência de banco de dados, programação, consultoria em novas tecnologias, administração de redes de computadores, gestão de projetos, pesquisa e inovação tecnológica, desenvolvimento de sistemas e automação de negócios, gerenciamento de equipes de criação e instalação de sistemas de computação.

E aí, ficou mais fácil se decidir? Para te dar uma forcinha extra nessa importante escolha, elaboramos um E-book com as informações detalhadas de cada um dos cursos.

Faça aqui o download do E-book e comece a se preparar para o Processo Seletivo de 2018!