CAMPANHA – ECONOMIA DE ÁGUA

September 2014

O Estado de São Paulo está diante de uma crise hídrica e o racionamento de água já afeta a vida de 2,1 milhões de pessoas. Pensando nisso, a Cruzeiro do Sul Educacional está promovendo uma campanha sobre o uso consciente da água.

A ideia principal da campanha é incentivar a economia de água começando pelas práticas adotadas dentro da universidade. Por isso, é preciso que alunos, docentes e colaboradores adotem atitudes sustentáveis, como fazer o uso moderado das torneiras, informar sobre vazamentos, ou ainda, evitar usar o vaso sanitário como cesto de lixo.

Para ajudar a espalhar o conceito da campanha, foram confeccionados cartazes e adesivos com a mensagem “Eu Amo Água”. A água doce é tão importante para o homem quanto os alimentos, por isso a expectativa é de que cada vez mais pessoas preservem esse importante recurso natural. Evite o desperdício!

Dicas para economizar água:

1 – No Banho: se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Evite ficar com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 – Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Assim você economiza até 3 litros de água.

3 – Na torneira: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

4 – Na lavagem de louças: lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

5 – Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: se precisar utilize a água que sai do enxague da máquina de lavar.