Notícias

Ah, não, por onde começo o TCC?


11
January 2017

O TCC, ou Trabalho de Conclusão de Curso, não deve ser encarado como um bicho de sete cabeças. Para que esse momento tão aguardado, no qual você mostrará tudo o que aprendeu durante a sua graduação, não se torne um pesadelo, a Profa. Ana Flavia Parenti, docente de Psicologia da Cruzeiro do Sul Educacional, preparou algumas dicas bem legais:

 

Se seu curso exige a realização de um TCC você, provavelmente, já saberá disso ao início do curso, logo nos primeiros semestres, então não deixe para definir seu tema na última hora. Já comece a pensar em alguns assuntos que lhe chamem a atenção e que você gostaria de saber um pouco mais.

 

Não escolha o tema a ser trabalhado por lhe parecer mais fácil ou por simples afinidade com o professor orientador. Ele deve ser realmente de seu agrado, pois você terá que estudá-lo durante meses, e se não for algo que realmente lhe chame a atenção, será difícil prosseguir.

 

Organize sua agenda! Você pode, por exemplo, montar um cronograma das principais etapas do trabalho, por exemplo: introdução, levantamento bibliográfico, coleta de dados, análise de dados, elaboração dos capítulos teóricos, etc. Determine um prazo para cada uma das etapas e, caso seu TCC seja em grupo, deixe cada um responsável por uma parte. Com isso, nenhum componente do grupo ficará sobrecarregado.

 

Vai fazer o TCC em grupo? Tome muito cuidado na hora de escolher as pessoas com quem irá trabalhar. Como o TCC é feito no final do curso, já deu tempo suficiente de você conhecer seus colegas a ponto de saber quem irá compartilhar os estudos com você!

 

Busque as informações em fontes confiáveis, ou seja, baseie suas pesquisas em livros e artigos científicos. Buscas na internet podem trazer informações erradas ou incompletas.

 

IMPORTANTE LEMBRAR: PLÁGIO É CRIME! Qualquer informação coletada em livros, artigos ou sites, e que você venha a utilizar no seu trabalho, deverá constar o nome do autor!

 

Acredite em seu talento e coloque muita dedicação em seu trabalho. Nós temos certeza que ele ficará incrível!